Brasil avança na economia de dados com o Programa open industry !

Marcelo Vivacqua

Marcelo Vivacqua

O Brasil deu um importante passo para se tornar protagonista na Economia de Dados

Brasil avança na economia de dados com o Programa open industry !

O Brasil deu um importante passo para se tornar protagonista na Economia de Dados com o lançamento do Open Industry, programa que visa estimular o uso ético, soberano e colaborativo de dados industriais.

Idealizado pela ABINC, CNI e ABDI, a iniciativa promove a criação de Data Spaces — ambientes seguros e interoperáveis para compartilhamento de dados entre empresas, governo e centros de pesquisa. Com isso, o país busca acelerar a inovação, gerar novos modelos de negócios e fortalecer sua competitividade global.

O programa vai além da Indústria 4.0, criando uma nova economia baseada em dados com aplicações em setores como manufatura, agronegócio, logística e saúde. Segundo Flávio Maeda, vice-presidente da ABINC, o Brasil tem a chance de liderar nas Américas e até competir com a Europa em áreas estratégicas. Com o apoio de parcerias internacionais, como a Alemanha, o Open Industry estabelecerá padrões globais de interoperabilidade, permitindo que as empresas transformem dados em ativos valiosos.

A iniciativa conta com o compromisso do governo, incluindo o MCTI e o MDIC, que destacam a urgência em estruturar uma infraestrutura digital segura e eficiente. Com a expectativa de a economia global de dados atingir 827 bilhões de euros até 2025, o Brasil está se posicionando para aproveitar essa oportunidade. "Essa é a hora do Brasil. A indústria precisa aprender a gerar valor com dados, e o Open Industry é a ponte para isso", afirma Maeda.

Tão importante quanto promover a economia de dados é promover a integração entre os países visando promover parcerias nas áreas de ciência, tecnologia, inovação, educação e negócios, missão do "Hub BRICS de Cooperação". Se você está conectado à uma Startup, empresa tradicional, ambiente de inovação (incubadora, aceleradora, grupo de investidores), instituição acadêmica ou tecnológica, acesse a plataforma www.brics-ch.org.br e inscreva-se gratuitamente.

Lembre-se que após escolher a categoria na qual você se enquadra você deve preencher "todo o formulário" para permitir que o seu perfil fique visível para os demais visitantes da plataforma e permita ao agente de IA a possibilidade de conectar sua instituição, empresa ou ambiente com potenciais parceiros de valor.

Inscreva-se agora e comece a se conectar com o mundo!

#OpenIndustry #EconomiaDeDados #Inovação #Indústria40 #Tecnologia #BrasilNoFuturo #BricsCooperationHub

    Precisa de ajuda?