
BRICS Academy (Xiamen)
Sobre a BRICS Academy:
A fim de promover pragmaticamente a principal iniciativa do Presidente Xi Jinping de "Estabelecer a Parceria BRICS na Nova Revolução Industrial", e implementar os Resultados do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento de Habilidades do Conselho Empresarial BRICS (doravante denominado Grupo de Habilidades BRICS) sobre o estabelecimento da Academia BRICS de Desenvolvimento de Habilidades e Inovação Tecnológica (Xiamen) (doravante denominada Academia) foi estabelecida em conjunto por cinco unidades em dezembro de 2021,
As unidades são representadas pelo Centro de Inovação BRICS PartNIR, a Comissão Administrativa da Zona de Desenvolvimento da Tocha de Xiamen para Indústrias de Alta Tecnologia, o Governo Popular do Distrito de Jimei da Cidade de Xiamen, a Xiamen Information Group Co., Ltd. e a Beijing ARC Xinxing Science and Technology Co., Ltd.
Sobre a Competição de talentos do BRICS
A Competição de Habilidades do BRICS se dedica a facilitar a aquisição de habilidades e competências por jovens profissionais, bem como enriquecer a cooperação entre instituições vocacionais e empresas, visando promover o desenvolvimento de qualidade da educação vocacional no BRICS.
O principal foco reside em áreas como habilidades técnicas de manufatura inteligente, habilidades técnicas de inteligência artificial, habilidades técnicas digitais, etc.
Estudantes e professores de instituições do BRICS são todos bem-vindos e espera-se que aprimorem suas capacidades em relação à inovação, coordenação, organização e colaboração por meio da participação na Competição.
Comitê de padroniização do BRICS
O Comitê de Padronização do BRICS tem como missão principal fortalecer a cooperação entre os países membros por meio da harmonização de normas técnicas, currículos de formação profissional e regras de participação em competições de inovação tecnológica.
Com foco nos 49 eixos tecnológicos abrangidos — que incluem áreas como inteligência artificial, energia renovável, biotecnologia e infraestrutura digital —, o Comitê busca alinhar padrões e diretrizes para facilitar a interoperabilidade de sistemas, a integração de mercados e a convergência de práticas educacionais.
Essa padronização visa não apenas reduzir barreiras comerciais e técnicas, mas também criar um ecossistema comum que impulsione a competitividade global do bloco.
Além disso, ao estabelecer critérios unificados para competições de talentos, o Comitê incentiva a excelência e a criatividade, promovendo um ambiente propício para soluções inovadoras e sustentáveis.
A participação ativa de profissionais, estudantes e instituições é fundamental para concretizar os objetivos socioeconômicos sustentáveis do BRICS.
Por meio da transferência de tecnologia, intercâmbios acadêmicos e competições multinacionais, o Comitê estimula a circulação de conhecimento e boas práticas, fortalecendo capacidades locais e acelerando a adoção de tecnologias críticas.
Profissionais engajados nesses processos atuam como agentes de transformação, ao disseminar expertise e fomentar parcerias transnacionais.
Já os estudantes, ao interagirem em desafios de inovação, desenvolvem habilidades alinhadas às demandas globais, preparando-se para liderar futuras iniciativas de desenvolvimento.
Essas dinâmicas não apenas ampliam a cooperação técnica e educacional, mas também contribuem para reduzir assimetrias entre os países, promovendo crescimento inclusivo e resiliente, alicerçado na premissa de que a padronização colaborativa é um pilar para a integração sustentável do bloco.
Conheça melhor as atividades desenvolvidas pela Academia BRICS clicando no botão "saiba mais":
